Por Por Assessoria
Na visita do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à Região Oeste, especificamente em São José dos Quatro Marcos, no último sábado, 13, onde o Ministro Carlos Fávaro juntamente com o Secretário Executivo do Ministério, Irajá Lacerda, em incentivo à produção agro familiar, realizaram a entrega de equipamentos a associações de pequenos produtores, o Presidente do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves de Souza, em conjunto com os Prefeitos dos municípios consorciados, solicitaram apoio do Senador e Ministro Carlos Fávaro para a retomada da cafeicultura na Região Oeste.
A proposta de transferência de tecnologia do CAFÉ CONILON desenvolvida pela APROFIR – Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso foi apresentada ao Ministro Carlos Fávaro em conjunto com o Deputado Hugo Garcia, presidente da APROFIR.
A proposta será desenvolvida em parceria com o Consórcio e seus Municípios e objetiva a introduzir o café Conilon nos municípios da Região de Cáceres, implantando 70 unidades de transferência de tecnologia – URT’s do café Conilon junto a agricultores familiares dos municípios do Consórcio Nascentes do Pantanal, incluindo capacitação e assistência técnica e preparando as comunidades para dar continuidade do negócio do café conilon na região.
A proposição surge quando investimentos em ciência e tecnologia em projetos de melhoramento genético foram executados por pesquisadores liderados pela Encaper e Embrapa, lançando novas cultivares do Café Conilon com ganhos em até dez vezes mais na produtividade. Inclusive já validados pela EMPAER com brilhante resultado. O que reforça a busca pelo cultivo do café Conilon, aliados aos preços elevados nos mercados nacionais e internacionais, tornando-se em Mato Grosso uma verdadeira corrida para estabelecimento do negócio do café em todas as regiões do Estado.
Sabe-se que em Mato Grosso, ao longo do processo de colonização, a cultura do café das espécies Coffea arábica e Coffea canephora, variedade Conilon, sempre representaram uma das bases de sustentação econômica das pequenas e médias propriedades nas regiões de Cáceres.
Na colonização dos municípios de Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos o café arábica foi introduzido pelos mineiros e paulistas com grande sucesso, instalando indústrias de torrefação. No decorrer dos tempos o cultivo do café foi entrando em declínio pelo fato de o café arábica ser mais adaptado para regiões de altitude elevada e de clima mais ameno. Hoje os agricultores da região estão em busca da revitalização da cafeicultura com novas tecnologias para voltarem a cultivar o café pois é uma grande oportunidade econômica para a região. E o incentivo inicial do Ministério da Agricultura e Pecuária poderá ser a retomada da cafeicultura da região.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, tem como consorciados os municípios Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva Do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
O Consórcio foi criado no ano 2007 como instrumento para promover o desenvolvimento de ações de interesse recíprocos entre os consorciados, em especial a promoção do desenvolvimento regional em uma das regiões cuja base econômica principal é a agropecuária.