logo

CONSÓRCIO NASCENTES DO PANTANAL APRESENTA PROPOSTA AO MINISTRO CARLOS FÁVARO PARA RETOMADA DA CAFEICULTURA NA REGIÃO OSTE DE MATO GROSSO


Por Por Assessoria

CONSÓRCIO NASCENTES DO PANTANAL APRESENTA PROPOSTA AO MINISTRO CARLOS FÁVARO PARA RETOMADA DA CAFEICULTURA NA REGIÃO OSTE DE MATO GROSSO

Na visita do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à Região Oeste, especificamente em São José dos Quatro Marcos, no último sábado, 13, onde o Ministro Carlos Fávaro juntamente com o Secretário Executivo do Ministério, Irajá Lacerda, em incentivo à produção agro familiar, realizaram a entrega de equipamentos a associações de pequenos produtores, o Presidente do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves de Souza, em conjunto com os Prefeitos dos municípios consorciados, solicitaram apoio do Senador e Ministro Carlos Fávaro para a retomada da cafeicultura na Região Oeste.

A proposta de transferência de tecnologia do CAFÉ CONILON desenvolvida pela APROFIR – Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso foi apresentada ao Ministro Carlos Fávaro em conjunto com o Deputado Hugo Garcia, presidente da APROFIR.

A proposta será desenvolvida em parceria com o Consórcio e seus Municípios e objetiva a introduzir o café Conilon nos municípios da Região de Cáceres, implantando 70 unidades de transferência de tecnologia – URT’s do café Conilon junto a agricultores familiares dos municípios do Consórcio Nascentes do Pantanal, incluindo capacitação e assistência técnica e preparando as comunidades para dar continuidade do negócio do café conilon na região.

A proposição surge quando investimentos em ciência e tecnologia em projetos de melhoramento genético foram executados por pesquisadores liderados pela Encaper e Embrapa, lançando novas cultivares do Café Conilon com ganhos em até dez vezes mais na produtividade. Inclusive já validados pela EMPAER com brilhante resultado. O que reforça a busca pelo cultivo do café Conilon, aliados aos preços elevados nos mercados nacionais e internacionais, tornando-se em Mato Grosso uma verdadeira corrida para estabelecimento do negócio do café em todas as regiões do Estado.

Sabe-se que em Mato Grosso, ao longo do processo de colonização, a cultura do café das espécies Coffea arábica e Coffea canephora, variedade Conilon, sempre representaram uma das bases de sustentação econômica das pequenas e médias propriedades nas regiões de Cáceres.

Na colonização dos municípios de Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos o café arábica foi introduzido pelos mineiros e paulistas com grande sucesso, instalando indústrias de torrefação. No decorrer dos tempos o cultivo do café foi entrando em declínio pelo fato de o café arábica ser mais adaptado para regiões de altitude elevada e de clima mais ameno. Hoje os agricultores da região estão em busca da revitalização da cafeicultura com novas tecnologias para voltarem a cultivar o café pois é uma grande oportunidade econômica para a região. E o incentivo inicial do Ministério da Agricultura e Pecuária poderá ser a retomada da cafeicultura da região.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, tem como consorciados os municípios Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva Do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

O Consórcio foi criado no ano 2007 como instrumento para promover o desenvolvimento de ações de interesse recíprocos entre os consorciados, em especial a promoção do desenvolvimento regional em uma das regiões cuja base econômica principal é a agropecuária.